Powered By Blogger

Número total de visualizações de páginas

sábado, 23 de outubro de 2010

A Batalha de Salamina

A Batalha de Salamina é um dos episódios mais famosos da guerra entre os Gregos e os Persas. Após a morte de Dário, Rei dos Persas, em 486 a.C., sucedeu-lhe Xerxes, seu filho, que com uma atitude imperialista pretendia continuar com o plano de conquistar as cidades da Ásia menor e da Grécia Continental. Com o objectivo de conquistar a Grécia, Xerxes preparou um vasto exército com uma infantaria bem equipada e com 1207 barcos, em que a sua tripulação reunia persas, assírios, árabes, egípcios, lídios e indianos.
Formou-se a Liga de Delos constituída por várias cidades gregas como Atenas, Esparta e Egina que se uniram e preparam para oferecer resistência. O exército de Xerxes, saindo da Pérsia, atingiu a margem do continente vizinho, passou o Estreito de Helesponto e preparou-se para a conquista. Na passagem por Termópilas derrota os Espartanos e ao chegar á Península da Ática derrota também os atenienses e destrói grande parte da cidade de Atenas.
Para combater os persas, a frota grega se posicionou no estreito braço de mar a oeste da ilha de Salamina. Após doze horas de batalha, os gregos saíram vencedores. Provavelmente, o facto de os navios gregos serem menores e mais facilmente manobráveis foi decisivo para derrotar a esquadra de Xerxes. Com a vitória grega foi sustada a ameaça de escravidão na Pérsia, como também o avanço persa na Europa.
Os gregos, apesar da diferença numérica em relação aos persas e do grande poder bélico deste povo, conseguiram vence-los com inteligência, estratégia, coragem e velocidade.
A cidade foi reconstruída e assegurou a sua protecção com a construção de muralhas á volta do Porto do Pireu. No entanto, não conseguiu criar uma união pan-helénico e a rivalidade entre Esparta e Atenas revela ser a causa do fim da Grécia.
Esta Batalha foi importante para a História de Atenas visto que confirmou a independência da Grécia e colocou Atenas em posição de liderança e hegemonia.









 






Sem comentários:

Enviar um comentário