Powered By Blogger

Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A arte moçárabe

arte moçárabe foi a arte produzida pelos cristãos peninsulares que viviam em território muçulmano, submetidos ao califa e/ou que possuíam territórios muçulmanos. Desenvolveu-se entre os sécs. IX e XI, recebendo influências artísticas Hispano-visigóticas, asturianas e califais (muçulmanas).

Arquitectura
arquitectura moçárabe é caracterizada principalmente pela construção de igrejas. Estas eram feitas em pedra, com aparelho de boa silharia, por vezes alvenaria e tijolo; possuíam plantas de cabeceira recta e absides contrapostas; utilização de arcos em ferradura, de inspiração califal, com moldurarão rectangular, em alfiz, e decoração com motivos vegeta listas e geométricos; uso de coberturas de abóbadas (canhão, de aresta e ou galonadas) ou planas e em madeira, cobertas com telhados de duas águas.
Escultura
Na escultura moçárabe predominam os relevos, uma vez que a estatuária foi praticamente banida pelo retrocesso técnico e pela tendência anti-icónica da época. Estes foram usados, quase que exclusivamente, na decoração dos modilhões dos beirais dos telhados, dos capitéis e aras de altar. Caracterizam-se pelos motivos geométricos, motivos naturalistas como videiras e motivos figurativos como pássaros ou figuras humanas com gestos de bênção;
- Para além dos relevos foi também produzida uma arte móvel que se traduziu em trabalhos de metal (cálices, cruzes de altar, patenas...) com uma técnica de fino cinzelado, semelhante à da filigrana.
Pintura
 pintura moçárabe é a arte mais difícil de caracterizar pelos poucos trabalhos que chegaram até aos nossos dias. No entanto destacam-se as miniaturas, plenas de fantasia e expressividade, muito importantes por terem lançado uma tradição que serviu de base às iluminuras românicas (repertórios formais e iconográficos retirados da influência do mundo oriental). Estas utilizaram uma vasta gama cromática, onde sobressaem os amarelos e vermelhos vivos, de grande carga expressiva.
A pintura esta bem documentada é documentada é das miniaturas, base de tradição românica. As miniaturas moçárabes estão recheadas de fantasias e realizadas numa ampla e viva gama cromática.






Sem comentários:

Enviar um comentário