Powered By Blogger

Número total de visualizações de páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Estilo Manuelino


O Estilo manuelino, por vezes também chamado de gótico português tardio ou flamejante, é um estilo arquitectónico, escultórico e de arte móvel que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I e prosseguiu após a sua morte, ainda que já existisse desde o reinado de D. João II.
O Estilo desenvolveu-se numa época propício da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional.

 No seu conjunto, pouco muda relativamente à estrutura formal do gótico alemão e pitoresco. O alçado interior das igrejas mantém-se através da orientação este-oeste, da planta, dos sistemas de suporte e cobertura, do cálculo de proporções. As naves da mesma altura, influência das igrejas-salão alemãs, de cinco tramos, ausência de transepto e cabeceiras rectangulares são as principais características diferenciais. Apesar de ser essencialmente ornamental, o Manuelino caracteriza-se também pela aplicação de determinadas fórmulas técnicas da altura, como as abóbadas com nervuras polinervadas a partir de mísulas.

A arquitectura do gótico-manuelino integra-se no modo típico de construção do gótico e desenvolve a tendência da arte final deste estilo para a descompartimentação e homogeneização dos espaços interiores. Esta característica explica a preferência típica do manuelino pelas igrejas-salão.







 





Escultura  
No domínio da escultura, a arte renascentista portuguesa concentrou-se sobretudo na feitura de retábulos (estrutura de pedra ou madeira, ornamentada, que se ergue na parte posterior do altar e que contém normalmente um quadro religioso), imagens de santos e túmulos onde estão bem patentes duas das suas características fundamentais: a proporção e o realismo.


 
Na Pintura, a influência renascentista fez-se sentir sobretudo através da escola flamenga, graças às obras importadas da Flandres e à presença de pintores originários desta região da Europa. Essa influência revela-se na concepção do espaço, no emprego de motivos renascentistas na ornamentação de arquiteturas, em mobiliário, objectos vários e no realismo da representação da figura humana e da Natureza.

 Web grafia:
http://www.notapositiva.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estilo_manuelino
Imagens google associadas ao tema

Sem comentários:

Enviar um comentário