Powered By Blogger

Número total de visualizações de páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Escultura Romanica

A Escultura Romanica

A escultura românica insere-se, de um modo geral, dentro dos objectivos artísticos do movimento, nomeadamente a comunicação entre a igreja católica e o fiel, naquele que é o reino de Deus na Terra, o templo.
 Deste modo a escultura vai assumir uma íntima relação com a arquitectura, inserindo-se no seu espaço como um elemento complementar, e dedicando-se, principalmente, ao ensinamento de cenas bíblicas através de relevos em pedra compreensíveis ao crente leigo.
O factor de impulso da nova produção escultórica vai ser o caminho de peregrinação em direcção a Santiago de Compostela, ao longo do qual vão ser erigidas novas igrejas, sob organização da Ordem de Cluny. Estes templos, construídos em locais de passagem neste período de fervor religioso, são virados para o acolhimento espiritual do peregrino e para a exposição de relíquias.

Aplicaçao e Tematica

Esta aplicação à arquitectura vai incidir na fachada, principalmente no portal, local de entrada do crente e que, por isso, deverá ter o maior impacto visual. Aqui o relevo assume-se como a melhor ferramenta para a narração de cenas impressionantes, onde a volumetria ajuda a uma maior sensação de realismo que a simples superfície pintada.


capitel: escultura na parte superior das colunas


 
Tímpano do portal da Catedral de Saint Lazare, Autun, França
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_rom%C3%A2nico
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=146

Sem comentários:

Enviar um comentário