Powered By Blogger

Número total de visualizações de páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Outra imagem sobre ordem toscana

As ordens na época romana:ordem toscana versus ordem composita

 Intrudução as ordens:
Os romanos modificaram a linguagem arquitectónica que haviam recebido dos gregos, uma vez que acrescentaram as ordens herdadas (dórica, jónica e coríntia) duas novas formas de construção: a ordem toscana e a ordem compósita ou composta.

A ordem toscana é desenvolvida na época romana e trata-se de uma simplificação das mesmas proporções do dórico. A coluna não apresenta base e dispõe de sete módulos de altura, o fuste é liso, sem caneluras, e o capitel simples, com aneletes (toros). As colunas dessa ordem são separadas por grandes distâncias.














Ordem compósita é também desenvolvida na época romana, tendo sido até ao renascimento considerada uma versão tardia do coríntio. Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jónico e as folhas de acanto do coríntio. A coluna tem dez módulos de altura.

As ordens Toscana e Compósita utilizaram a ordem Pérsica, que nada mais é do que a substituição da coluna por uma estátua de mulher.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_toscana
http://pt.wikilingue.com/gl/Ordem_toscana
  http://dricamelo.arteblog.com.br/261645/Arquitetura-Ordem-Toscana/













sábado, 6 de novembro de 2010

Bibliografia dos Trabalhos/reflexação e auto-avaliação à cerca da disciplina


Bibliografia sobre “O Pensamento de Aristóteles”- inicialmente pesquisei na WIKIPÉDIA, de onde retirei as bases para redigir o primeiro e o segundo parágrafos.
_____________________________________________________________________________
Bibliografia : “Batalha de Salamina”
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://fotos.sapo.pt/

_____________________________________________________________________________

Bibliografia: “A Arquitectura Grega”
A disciplina de História da Cultura e das Artes foi uma revelação positiva no curso de Comunicação onde estou inserido. É uma disciplina que eu gosto muito no entanto é um pouco difícil no âmbito que temos de estudar muito.
A arte e civilização Gregas foram uma matéria que me agradou e que me deu gosto em estudar. Aprendi bastante e considero que tive um aproveitamento razoável e como tal auto-avalio-me em 13. Justifico esta nota com o meu interesse e empenho na aula e com a nota de 13.0, que me foi dada no teste escrito. Também no que diz respeito ao PIAV eu fiz o TPC pedido pela professora, acho que me dediquei o mais que sabia.
Apesar da arte ser um dos meus interesses considero que os resultados foram abaixo dos que eu esperava, espero no próximo módulo obter melhores resultados para a sim ter melhores notas.